2 de set. de 2012

Participação Social e Cidadania no Bartouvino

Acadêmicos de Direito desenvolvem projeto sobre voto consciente
Os alunos da Escola Estadual “Bartouvino Costa”, no centro de Linhares, foram os protagonistas do Projeto de Extensão desenvolvido por alunos do 4º período de Direito da Faculdade Pitágoras de Linhares, Elielson Porto da Silva; Yasmine Pereira dos Santos; Stela Pezzin Casagrande e Taís Pereira Santos. Denominado de Participação Social e Cidadania, ele surgiu da ideia de trabalhar o real conceito de política entre os jovens. O projeto está alinhado à disciplina Ética, Política e Sociedade ministrada pelo Professor Vinícius Zocateli que orientou o grupo de acadêmicos.

O público-alvo do projeto foram os alunos que irão votar pela primeira vez. Eles participaram efetivamente das três etapas previstas no cronograma: a aplicação de um questionário, a realização de uma roda de conversa em torno do assunto e, por último,  uma palestra sobre a importância da participação política e do voto de cada cidadão no período eleitoral. É importante frisar que o questionário aplicado aos alunos da escola foi elaborado com a orientação dos professores de Filosofia e Sociologia da FAP, e dos acadêmicos que participaram do projeto. Todas as perguntas tinham relação com conteúdos que já estavam sendo trabalhados em sala de aula.

“Na segunda fase foi perceptível a interação e interesse dos alunos sobre o processo eleitoral da cidade. Todos expuseram o que pensam sobre a eleição de forma concisa e fundamentada”, explicaram os acadêmicos de Direito. O encerramento do projeto contou com a participação do Professor Vinicius Zocateli, que ministrou aos alunos uma palestra em formato de roda de conversa, abordando de forma filosófica temas relacionados à participação política e cidadania. Foram discutidas diversas questões relacionadas aos problemas comunitários diários de Linhares, quando os alunos abordaram suas opiniões e discutiram conjuntamente com o professor e os acadêmicos sobre a importância de se participar das tomadas de decisões políticas envolvendo a região.

“Concluímos esse projeto com a certeza de um grande aprendizado em ter trabalhado com jovens que já possuem admirável senso crítico e consciência política. Isso nos estimula a discutir o tema cada vez mais devido à grande relevância social que o mesmo  instiga. Sem dúvidas, foi uma experiência sensacional”, destacou o professor Vinícius Zocatelli.


“Fico muito feliz e orgulhoso por iniciativas como esta. Nosso alunos preocupados com questões sociais, que os tornam diariamente mais ativos e integrantes da comunidade. O Direito nasce no contexto social, daí o perfil do estudioso das Ciências Jurídicas em ser aquele que tenha vocação pela busca dos direitos e deveres, levando a todos conceitos de cidadania; democracia e política”, parabenizou o coordenador do curso de Direito da FAP, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues. 
(por Alexandre Araujo  | Fonte: site da Faculdade Pitágoras Linhares)



Nenhum comentário:

Postar um comentário