9 de nov. de 2012

Consciência Negra: Projeto Pérola Negra


As professoras Penha Marastoni e Jerusa Leite entraram caracterizadas respectivamente de escrava Isaura e Sinhá Moça para apresentação da professora Valdinéia Adão durante a Culminância do Projeto Pérola Negra que teve como tema este ano Raças Humanas.
Alunos das turmas da 7ª série apresentaram a história da formação do povo brasileiro, discutindo a importância de todas as raças e como cada uma delas contribuiu para a construção dessa enorme nação. Fez parte das apresentações os costumes e tradições introduzidos pela cultura negra à brasileira.


Para fechar o projeto as professoras convidaram a pesquisadora Charlene Bicalho para apresentar o documentário de sua autoria Raiz Forte.

"Incentivado pelo Programa Rede Cultura Jovem, o projeto Raiz Forte é uma colaboração entra a pesquisadora e fotógrafa Charlene Bicalho, o artista Msensorial (aka Edward Marily) e o diretor de arte Pedro Ribeiro, em parceria com o coletivo Compartilhe ou Nada! e Blog Garganta." . Três episódios que dialogam sobre as vivências crespas durante infância, adolescência e juventude, maturidade. O que queremos é contar o que cada episódio que vimos até agora despertou em nós e usamos as respostas de algumas Meninas para traduzir os sentimentos, conta Charlene." 

Após apresentação Charlene abriu uma roda de discussão com os alunos para ampliar o entendimento sobre o documentário e ouvir a impressão deles sobre o assunto.

VEJA MAIS:
http://meninasblackpower.blogspot.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=8tk8k2Nr-FI

Nenhum comentário:

Postar um comentário