18 de jan. de 2014

Conheça a Escola Bartouvino Costa


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartouvino Costa atua do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Educação Profissional e EJA - Educação de Jovens e Adultos e tem como meta principal desenvolver em seus alunos o apreço ao conhecimento. A Educação em Tempo Integral implantada em 2014 é uma aliada na formação de adolescentes e jovens. A escola tem uma metodologia pautada no desenvolvimento de habilidades e competências, que compreende o espaço físico como “ambiente educador”, valoriza a aprendizagem pela experiência, garantindo uma educação baseada em valores e estimulando em seus alunos o trabalho social como forma de exercício da cidadania.
        

    


    Fundada em 1839,  em 2014 a Bartouvino Costa completa 175 anos de história no ensino público estadual. Hoje atende cerca de 1800 alunos das mais diversas localidades do município de Linhares nas várias modalidades de ensino que promove:





Ensino Fundamental II

       Exercício de convivência e construção de alicerces para o desenvolvimento da vida acadêmica e social com oportunidades diferenciadas de reflexão sobre a informação, visando a sua transformação e utilização em diferentes contextos. Funciona no Vespertino com turmas de 6º ao 9º ano, no horário de 13h às 18h.

Ensino Médio

         Consolidação de valores e atitudes, elaboração de projetos de vida, aprimoramento de conhecimentos científico-tecnológicos, fortalecimento do pensamento crítico e exercício do serviço à sociedade. Atende essas modalidade nos turnos Matutino (7h às 12h), Vespertino (13h às 18h) e Noturno (18h20 às 22h30).

Educação em Tempo Integral
        O programa visa atender crianças e adolescentes de Linhares em torno de uma proposta pedagógica que responda às necessidades básicas dos alunos das escolas públicas estaduais. As Escolas de Educação em Tempo Integral passam a oferecer, além de uma educação de qualidade nas disciplinas regulares, oficinas pedagógicas, atendendo os estudantes de forma completa, sem separá-las por turno, funcionando de forma intercalada. Além de profissionais capacitados e espaços e materiais didáticos adequados, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições para o seu aprendizado. O programa é destinado alunos do ensino fundamental e médio, oportunizando-lhes uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular. Em 2014 a escola oferece duas turmas 8ºano/7ªsérie, duas turmas de 9ºano/8ªsérie e três turmas de 1º ano do Ensino Médio. O horário de funcionamento é de 7h50 as 17h10.

DISCIPLINAS EXTRAS PARA O TEMPO INTEGRAL:  Inglês, Espanhol, Informática, Robótica, Teatro, Música, Handebol, Basquete, Futsal, Empreendedorismo, Iniciação Científica, Mídia, Cultura Popular, Dança, Artes Visuais, Taekwondo, Dança e muito mais.


EJA - Educação de Jovens e Adultos / Ensino Médio

     A educação de jovens e adultos é destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, sendo uma educação inclusiva, que atende em nossa escola o Ensino Médio, portanto é específica para alunos maiores de 18 anos e funciona de 18h20 às 22h30.

Educação Profissional

          Oferta de cursos técnicos para formação profissional em apenas 18 meses. Os cursos oferecidos são Marketing e Contabilidade, e para 2014 inciaremos o curso técnico de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.

DIFERENCIAIS

Competências Intelectuais

          A Escola investe em excelência acadêmica e promove situações que proporcionam o exercício do gerenciamento da vida intelectual pelo aluno. Assim, está atenta ao desenvolvimento de competências e acredita que a mediação escola/aluno se concretiza pela capacidade de transformar informação em conhecimento efetivo e autoria. O foco no aluno tem rendido melhores resultados para a escola.







Competências Sociais

       Na Escola Bartouvino Costa, o desenvolvimento de competências sociais é uma premissa. Os princípios filosóficos nos quais as práticas pedagógicas se apóiam sempre trouxeram para o cotidiano da escola uma preocupação constante com a sociedade em que estamos inseridos, estimulando os alunos na construção de um mundo melhor para todos. Aqui se entende “competências sociais” como algo mais abrangente do que um conjunto de habilidades a serem adquiridas.
          Para 2014 a escola lança uma atividade específica de seminários dentro do Projeto Construindo a Cidadania, que tem como objetivo a formação de alunos críticos, conscientes de seu papel na sociedade. Esse trabalho será intensificado com a formação da Escola de Debate com treinamento para professores e alunos.
            O aspecto social terá forma maior com a introdução das disciplinas eletivas de Cultura Popular e Ações Comunitárias da Educação em Tempo Integral e Escola Sustentável do Programa Ensino Médio Inovador.




Convivência coletiva

      Diferentes ações visando favorecer a convivência e a coletividade fazem parte da rotina da Escola Bartouvino Costa.


Acesso à cultura

      Ao conhecer, observar e interagir em diferentes espaços educativos dentro e fora da escola, trocar experiências com quem é daqui e dali, ouvir relatos, assistir, apreciar, questionar, criticar, produzir e expor sua produção, ser criticado e se auto-avaliar, o estudante da Escola Bartouvino tem acesso às diferentes formas de expressão cultural. Isso acontece diariamente, de forma interdisciplinar em todos os nossos níveis de ensino e é evidenciado em diversos eventos realizados durante o ano.






Cultura corporal

           Além das atividades curriculares ligadas à cultura corporal a disciplina de Educação Física trabalha com três grandes projetos distribuídos entre os três trimestre: Interclasse de Xadrez, Interclasse de Dança e Interclasse de Esportes de Quadra, tendo sempre como objetivo maior a consciência do próprio corpo e da necessidades de adotar hábitos saudáveis.





Espaços Físicos

        Nosso espaço é  amplo, acolhedor e diferenciado. Alunos e professores contam com laboratórios de ciências, laboratório de física e matemática, auditório, salas multimídia, sala de artes, quadra poliesportiva coberta, refeitório e lanchonete, biblioteca, sala de leitura e dois laboratórios de informática.




Educação Especial

        Nossa escola conta com cerca de 20 profissionais especializados na educação especial para atendimento e educação de pessoas com necessidades especiais nas áreas de Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Deficiência Intelectual e Altas Habilidades e Superdotação. Temos uma das maiores equipes de Educação Especial da rede estadual e somos escola polo em atendimento a Deficiência Auditiva e recentemente inciamos a constituição do polo de Altas Habilidades e Superdotação.



Projetos Especiais

        A Escola Bartouvino Costa oferece aos nossos alunos mais tempo na escola por meio dos projetos de aprendizagem Mais Educação, PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador, Progressão da Aprendizagem e Projeto EMdiálogo.



MAIS EDUCAÇÃO: oficinas de esporte, cultura e aprofundamento para melhoria do desempenho acadêmico e aumento do sentido de pertencimento do aluno do Ensino Fundamental ao espaço escolar.




PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: atividade de esporte, línguas, protagonismo juvenil, cultura e aprofundamento para melhoria do desempenho acadêmico e aumento do sentido de pertencimento do aluno de Ensino Médio ao espaço escolar.



PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM: projeto de acompanhamento dos alunos com dificuldades na aprendizagem com atividades de monitoria e reforço visando a redução da repetência escolar.

PROJETO EMdiálogo: Estabelecer um diálogo aberto com as turmas de Ensino Médio sobre projeto de vida, profissões, estudos, evasão escolar, ENEM, mercado de trabalho, saúde, relacionamentos, família e demais assuntos que partirem do diálogo com os estudantes, utilizando os meios de comunicação da escola - Jornal e Rádio Escolar, Blog, Facebook, Twitter e Murais - para estreitar o diálogo entre escola – aluno – comunidade – família.


Assista ao vídeo da Escola Bartouvino Costa "Escola é Tudo de Bom!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário