EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

O programa visa atender crianças e adolescentes de Linhares em torno de uma proposta pedagógica que responda às necessidades básicas dos alunos das escolas públicas estaduais. As Escolas de Educação em Tempo Integral passam a oferecer, além de uma educação de qualidade nas disciplinas regulares, oficinas pedagógicas, atendendo os estudantes de forma completa, sem separá-las por turno, funcionando de forma intercalada. Além de profissionais capacitados e espaços e materiais didáticos adequados, cada estudante recebe no mínimo três refeições diárias, garantindo melhores condições para o seu aprendizado. O programa é destinado alunos do ensino fundamental e médio, oportunizando-lhes uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhados em todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular.

A essência do projeto é a permanência da criança e do adolescente na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais, ampliando o aproveitamento escolar, resgatando a auto-estima e capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem, sendo alternativa para redução dos índices de evasão, de repetência e de distorção idade/série.

É a escola pública o tempo todo ao lado da comunidade.

OBJETIVOS:

  • Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;
  • Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida;
  • Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados na base regular;
  • Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares;
  • Suprir a falta de opções oferecidas pelos pais no campo social, cultural, esportivo e tecnológico;
  • Desenvolver as habilidades do educando desde o cultivo da terra à eletrônica, levando em consideração sua origem ou procedência, bem como suas tendências e habilidades;
  • Possibilitar aos estudantes, oriundos de famílias de baixa renda, ambiente adequado e assistência necessária para a realização de suas tarefas;
  • Incentivar a participação responsável da comunidade, buscando, através do seu engajamento no processo educacional, diminuir as desigualdades sociais e, conseqüentemente, reduzir os altos índices de violência;
  • Promover ampliação e humanização do espaço da sala de aula;
  • Adaptar à realidade econômica de cada região com a diversificação de culturas, visando à transformação qualitativa das estruturas produtivas já existentes;

DISCIPLINAS ELETIVAS (OFICINAS) PARA 2014:
  • Aprofundamento (em Redação/Leitura, Matemática, Física, Química, Biologia/Ciência, História, Geografia)
  • Informática Básica
  • Espanhol
  • Robótica Educacional
  • Iniciação Científica
  • Empreendedorismo
  • Mídia
  • Ações Comunitárias
  • Teatro
  • Artes Visuais (pintura, instalação, cinema, fotografia, artesanato...)
  • Música
  • Cultura Popular
  • Futsal/Basquete
  • Handebol/Volei
  • Linguagem Corporal/Dança
  • Taekwondo

TURMAS PARA 2014:
  • 02 turmas de 7ª série / 8º ano - Ensino Fundamental
  • 02 turmas de 8ª série / 9º ano - Ensino Médio
  • 03 turmas de 1º ano - Ensino Médio

OPINIÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS OFICINAS:

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