9 de nov. de 2012

Aluna Bartouvino no site da SEDU


Aluna surda representa escola de Linhares no ‘Jogos Na Rede 2012’
08/11/2012 - 11:02
Divulgação 
-
A intérprete Gislene, Cristiane e o professor Fabiano
Nem mesmo a surdez, deficiência que pode causar muitas limitações ao ser humano, foi capaz de impedir a participação da aluna e também goleira de futsal e handebol, Cristiane de Melo, 17 anos, nos ‘Jogos Na Rede 2012’, etapa de Linhares e Vila Velha.
Ela representou, na competição de sua região, a Escola Estadual Bartouvino Costa, localizada no município de Linhares.

A estudante, reconhecida pela sua determinação em quadra, participou pela primeira vez da competição e na modalidade futsal, mas anteriormente praticava e participava de campeonatos direcionados apenas para o handebol.

Por meio da interprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Gislene do Carmo Santana, a estudante revelou que suas experiências nas competições foram fantásticas e ao mesmo tempo enriquecedoras. “Foi uma experiência nova, aprendi muita coisa observando as outras equipes jogarem. Infelizmente perdemos no segundo dia de competição, mas valeu. Agora é treinar para vencer no próximo ano”, disse.

Durante os treinos, realizados uma vez por semana sob a coordenação do professor Fabiano Bulian Martins, Cristiane mostra muita habilidade com a bola. Mas não é nada fácil. A jovem treina pesado de duas a três horas para alcançar bons resultados nas técnicas e orientações repassadas pelo treinador.

De acordo com Gislene do Carmo Santana, apesar das diferenças, a boa comunicação entre o time é proveniente da colaboração que há entre todos. “Temos algumas meninas que entendem um pouco de Libras e auxiliam Cristiane a conversar com o treinador. Quando se trata da linguagem mais técnica, o dialogo fica mais fácil, pois não exige muito uso da linguagem de sinais”, salientou.

Cristiane, apaixonada pelo esporte, afirma que suas jogadas são inspiradas em ícones que marcaram o cenário nacional. “Eu assisto os jogos transmitidos pela televisão. Tenho curiosidade em saber como os atletas processam suas táticas nas competições. Apesar de não ser goleiro, gosto muito do Pelé, pois foi um grande jogador e é negro, assim como eu”, frisou.

Diante de um exemplo de superação, a família e a unidade escolar se mostram muito orgulhosos de Cristiane. “Ela é uma verdadeira guerreira, realmente gosta do que faz. Me sinto muito honrada ao saber que Cristiane tem potencial para seguir numa carreira de sucesso. Sem dúvida, o fato incentiva o envolvimento de outras meninas no meio esportivo”, disse a interprete
Gislene do Carmo Santana.

As competições em Linhares e Vila Velha seguem até sexta-feira (09). Em Vila Velha as partidas de handebol e vôlei acontecem no Ginásio Poliesportivo Tartarugão, enquanto o futsal é disputado no Ginásio Jayme Navarro de Carvalho, em Vitória. Em Linhares, as partidas estão concentradas no Ginásio de Esportes do Bairro Novo Horizonte.

Os campeões de cada modalidade se classificam para a fase final, que reunirá representantes de escolas de todo o Estado no Sesc de Guarapari, entre os dias 19 e 23 de novembro.
As premiações para as modalidades individuais serão medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Já para os esportes de equipe, além das condecorações, os dois primeiros colocados também receberão troféus.
Em sua estreia, ocorrida em 2008, os Jogos Na Rede envolveram 97 escolas, sete mil atletas, quatro SREs e 27 municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário