14 de fev. de 2014

Projeto PRE-ENEM é destaque no site da SEDU

Projeto ‘Mande Bem no Enem’ começa nesta segunda-feira (17) em escola de Linhares

A Escola Estadual Bartouvino Costa, situada em Linhares, irá iniciar nesta segunda-feira (17) as aulas do projeto “Mande Bem no Enem”. Cerca de 300 alunos do 3º ano do ensino médio serão beneficiados no primeiro semestre com a ação que, este ano, passou por algumas inovações referentes às metodologias de ensino. 
O objetivo é fazer com que os estudantes fiquem mais familiarizados com os conteúdos que são cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação feita anualmente em todo o Brasil.

As disciplinas são distribuídas da seguinte forma: as segundas-feiras acontecem aulas de Português e Redação; nas terças os alunos estudam os conceitos de História e atualidade geral. As aulas de Matemática acontecem nas quartas; e as quintas-feiras, os estudantes revisam conceitos da disciplina de Física.
 

Para tornar as aulas ainda mais interessantes e produtivas, os professores fazem uso de laboratórios, apostilas, filmes educativos e rompem os muros da escola, com visitas a locais para estudos de campo, sendo essa uma das grandes novidades, como explica o diretor da unidade, Aurimar Bianchi Junior.
 

“As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, mesmo que ocorra de a experiência nem dar muito certo naquele momento, pois quando o resultado é diferente do esperado, professor e alunos têm diante de si uma riquíssima oportunidade de procurarem juntos as causas da diferença. Da mesma forma, os alunos podem trocar idéias e informações analisando diferentes resultados que obtiveram”, destacou.

Para o segundo semestre, com início no dia 14 de julho, as aulas de História serão substituídas pela disciplina de Biologia, e Física vai ser trocada por Química. O gestor escolar Aurimar Bianchi Junior fala sobre a expectativa do projeto com relação à aprendizagem dos alunos.
“No decorrer do projeto, conversaremos com os alunos e vamos apresentar os objetivos e as exigências em relação ao Enem. Também será evidenciada a importância dessa prova para conquista de uma boa colocação no vestibular. Diante disso, esperamos que nossos alunos se dediquem ao máximo e alcancem os objetivos almejados”, finalizou o diretor. 
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) também desenvolve para as escolas da rede estadual o programa “Pré-Enem”, ação que atende alunos dos anos finais do ensino médio regular e a 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM). 
Pré-Enem 

A Sedu disponibiliza para os alunos o Programa Pré-Enem, direcionado, exclusivamente, a estudantes regularmente matriculados na 3ª série do ensino médio, da 4ª série do ensino médio integrado ou da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM) da rede pública estadual.
 
Um dos objetivos é atender aos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual, oportunizando aos jovens o acesso a um nível de escolaridade mais elevado. Além disso, busca fortalecer o atendimento educacional complementar fortalecendo os conteúdos estudados como pré-requisitos para participação nos processos mais importantes inerentes ao ensino médio.
O Pré-Enem contempla as áreas de conhecimento, conforme matrizes do Enem- Linguagens: Língua Portuguesa; Ciências Humanas: História e Filosofia, Geografia e Sociologia; Ciências da Natureza: Física, Química, Biologia e Matemática.

Em 2013, 1.250 vagas contemplaram alunos dos munícipios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – com abrangência também em municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário