5 de ago. de 2013

Bartouvino no portal da SEDU

Pesquisa para conhecer o perfil dos alunos é realizada em escola de Linhares
05/08/2013 - 11:46
 
Divulgação 
-
Conhecer com quem se estuda e trabalha é o primeiro passo para um bom relacionamento. Foi pensando nisso que uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Bartouvino Costa, de Linhares, iniciou um projeto de iniciação à pesquisa para descobrir qual o perfil dos alunos da instituição. No total, 447 estudantes responderam ao questionário.

A ação foi desenvolvida durante os meses de junho e julho, supervisionado pelos professores Antônio Cesar da Silva, de sociologia, e Aminadabe Aguiar Queiroz, de matemática.

Para dar início aos trabalhos, os alunos passaram por estudos de conteúdos que envolviam o tema e a metodologia do questionário, durante as aulas de sociologia. Desta forma, eles puderam conhecer e se familiarizar com a técnica. Depois, eles produziram o questionário, com 14 questões fechadas, que foi aplicado às turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio, além das demais turmas do 3º ano.

Após o recolhimento dos dados, os alunos organizaram os conteúdos durante a disciplina de matemática, com contagens e anotações das informações, digitação em tabelas eletrônicas, cálculo de porcentagem e confecção dos gráficos para a apresentação dos resultados.

O material produzido durante todo o projeto foi apresentado aos demais profissionais da educação da escola durante a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP), encontro realizado na última semana que tem a finalidade de promover reflexões, debates e planejamentos de atividades pedagógicas para aprimorar ainda mais a qualidade do ensino das unidades da rede estadual.

Segundo a pedagoga Claudia Mara Dambroz Gasparini, com os dados em mãos, a instituição poderá promover um ambiente cada vez melhor para os alunos. “Com o resultado, é possível direcionar as atividades desenvolvidas dentro do ambiente escolar de acordo com o perfil desses estudantes”, disse.

Claudia também destacou que algumas ações já estão sendo pensadas. “Na reunião que tivemos, decidimos montar uma estratégia de avaliação para os anos do ensino médio, numa matriz que una o Enem ao Conteúdo Básico Comum (CBC) dos currículos”, finalizou.

Entre as respostas que se destacaram no questionário está a satisfação que os alunos têm pela escola; o interesse de participar do Enem; e o desejo de ingressar em um curso de graduação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário