VAI - Verificação de Aprendizagem Integrada - REDAÇÃO
17 de abril de 2014
TEMAS - ENSINO MÉDIO
1. "Rolezinho" - Sociologia
"Encontrar-se no shopping para
se divertir não é nada mais que celebrar o consumo e um mundo valorizado socialmente".
2. Violência - Filosofia
"Preconceitos e estereótipos predominam quando o debate é a violência contra jovens".
3. Moradia - Geografia
"A especulação sobre as moradias populares e a ocupação segregada
das cidades brasileiras".
4. Educação Sexual - Biologia
"Os jovens estão mais e mais precoces na iniciação, mas cada vez menos aptos para responder por esse engajamento".
5. Golpe Militar/Ditadura - História
"Brasil revê a biografia de João Goulart, deposto em 1964 e morto no exílio após reaver os direitos políticos".
CRITÉRIOS AVALIATIVOS - ENSINO MÉDIO
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
TEMAS PARA ENSINO FUNDAMENTAL - 7ª e 8ª SÉRIE
1. "Meio Ambiente" - Geografia
"Ameaçada por desmatamento, agricultura e poluição, a natureza
brasileira tem nas mais de 1,5 mil Unidades de Conservação
do País boas razões para crer em um futuro mais verde"
2. Heranças da Cultura Negra - História
"O afoxé é uma das marcas do negro na Bahia e fruto de uma herança cultural que permanece em processo de transformação"
3. Sustentabilidade: força que vem do lixo - Ciências
"Estados Unidos
e países da Ásia
e da Europa avançam
no reúso de resíduos como energia.
E o Brasil?"
CRITÉRIOS AVALIATIVOS - ENSINO FUNDAMENTAL
Competência 1 – Adequação ao tema proposto;
Competência 2 – Adequação ao gênero;
Competência 3 – Adequação à norma culta da
modalidade escrita da língua;
Competência 4 – Clareza e organização das ideias (coesão
e coerência);
Competência 5 – Criatividade (autoria e
expressividade) e estética do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário