26 de fev. de 2014

Tempo Integral vai ao Cinema

Alunos do Tempo Integral vão ao cinema em atividade das disciplinas eletivas. O passeio ainda contou com alunos surdos.




Inscreva-se para a Primeira Atividade EMdiálogo 2014

Abrimos as atividades do Projeto EMdiálogo 2014 tendo como primeiro tema COMUNICAÇÃO.


O objetivo principal do Projeto EMdiálogo é estabelecer um diálogo aberto com as turmas de Ensino Médio sobre projeto de vida, profissões, estudos, evasão escolar, ENEM, mercado de trabalho, saúde, relacionamentos, família e demais assuntos que partirem do diálogo com os estudantes


A primeira atividade será no dia 18 de março com profissionais da Comunicação que atuam em TV, rádio e mídia escrita, de 18h30 as 20h30, e tem como público alvo os alunos de Ensino Médio que pretendem cursar alguma faculdade na área.

Nesse bate-papo profissionais e alunos trocarão informações sobre a prática diária da profissão.  

Em breve divulgaremos os profissionais que participarão conosco dessa atividade. Os alunos da Bartouvino Costa interessados na atividade podem fazer inscrição pelo link abaixo:



25 de fev. de 2014

Programação Semana do Carnaval



Essa semana teremos aula normal todos os dias da semana até sexta-feira.


Na próxima semana, nos dias 03, 04 e 05 de março não haverá em virtude das comemorações de Carnaval e Cinzas.

Na quinta e sexta  após o Carnaval aula normal.

Na quinta-feira dia 06 de março não haverá aula para o PRE-ENEM.

O Carnaval é super divertido se brincado com responsabilidade, mas é passageiro por isso agende suas atividades para não faltar aos dias programados para as aulas.


Família na Escola

Nesta terça-feira (25) a Escola Bartouvino Costa reuniu pais de alunos para apresentação das diretrizes de trabalho, orientações a cerca do ano letivo, resultados alcançados, metodologia avaliativa e os projetos e programas a serem desenvolvidos pela escola em 2014.

Auditório lotado e muita interação entre família e escola. A próxima reunião de pais está agendada para o período de 12 a 16 de maio para acompanhamento dos resultados escolares dos filhos durante o primeiro trimestre.

Veja a agenda anual de reuniões:



21 de fev. de 2014

MANDE BEM NO ENEM

Alunos(as) do PRE-ENEM,

Já está disponível para vocês a matrícula no portal MANDE BEM NO ENEM. É um site com vídeoaulas onde você faz seu cadastro e pode estudar em casa. O ideal é que você tenha disponibilidade de no mínimo duas horas semanais para assistir os vídeos e resolver exercícios. Além disso, o site emite relatórios para que você possa acompanhar seu rendimento. Outra ferramenta é o teste vocacional, em que você tem um auxílio na escolha dos cursos que deseja fazer.

Entre no link abaixo e faça sua matrícula:

Faça a matrícula e aproveite.

16 de fev. de 2014

Jornada de Planejamento Pedagógico

Prezados alunos, 


Nesta quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, as escolas da rede estadual de educação estarão em Jornada de Planejamento Pedagógico e por isso os alunos terão esses dois dias de folga conforme está previsto no calendário da Rede.


14 de fev. de 2014

Confira Inscrição no Projeto Mande Bem no ENEM

Começa nessa segunda-feira as aulas do Projeto Mande Bem no ENEM (PRE-ENEM). Confira sua inscrição pelo link abaixo:


SEGUNDA-FEIRA - LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO - PROF.ª KEILA SCHEIDER - 18h20min as 20h20min.


TERÇA-FEIRA - ÁLGEBRA E GEOMETRIA - PROF.ª FRANCINE BONELLA  - 18h20min as 20h20min.


QUARTA-FEIRA - HISTÓRIA E ATUALIDADE - PROF.ª FRANKLIN ALVARENGA  - 18h20min as 20h20min.


QUINTA-FEIRA - FÍSICA  - PROF.ª WANNI ZANN  - 18h40min as 20h40min (atenção, pois na quinta as aulas começam 20min mais tarde)


No primeiro mês as aulas serão no AUDITÓRIO da escola. Os slides utilizados nas aulas podem ser adquiridos em formato impresso na secretaria da escola.

Projeto PRE-ENEM é destaque no site da SEDU

Projeto ‘Mande Bem no Enem’ começa nesta segunda-feira (17) em escola de Linhares

A Escola Estadual Bartouvino Costa, situada em Linhares, irá iniciar nesta segunda-feira (17) as aulas do projeto “Mande Bem no Enem”. Cerca de 300 alunos do 3º ano do ensino médio serão beneficiados no primeiro semestre com a ação que, este ano, passou por algumas inovações referentes às metodologias de ensino. 
O objetivo é fazer com que os estudantes fiquem mais familiarizados com os conteúdos que são cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação feita anualmente em todo o Brasil.

As disciplinas são distribuídas da seguinte forma: as segundas-feiras acontecem aulas de Português e Redação; nas terças os alunos estudam os conceitos de História e atualidade geral. As aulas de Matemática acontecem nas quartas; e as quintas-feiras, os estudantes revisam conceitos da disciplina de Física.
 

Para tornar as aulas ainda mais interessantes e produtivas, os professores fazem uso de laboratórios, apostilas, filmes educativos e rompem os muros da escola, com visitas a locais para estudos de campo, sendo essa uma das grandes novidades, como explica o diretor da unidade, Aurimar Bianchi Junior.
 

“As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, mesmo que ocorra de a experiência nem dar muito certo naquele momento, pois quando o resultado é diferente do esperado, professor e alunos têm diante de si uma riquíssima oportunidade de procurarem juntos as causas da diferença. Da mesma forma, os alunos podem trocar idéias e informações analisando diferentes resultados que obtiveram”, destacou.

Para o segundo semestre, com início no dia 14 de julho, as aulas de História serão substituídas pela disciplina de Biologia, e Física vai ser trocada por Química. O gestor escolar Aurimar Bianchi Junior fala sobre a expectativa do projeto com relação à aprendizagem dos alunos.
“No decorrer do projeto, conversaremos com os alunos e vamos apresentar os objetivos e as exigências em relação ao Enem. Também será evidenciada a importância dessa prova para conquista de uma boa colocação no vestibular. Diante disso, esperamos que nossos alunos se dediquem ao máximo e alcancem os objetivos almejados”, finalizou o diretor. 
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) também desenvolve para as escolas da rede estadual o programa “Pré-Enem”, ação que atende alunos dos anos finais do ensino médio regular e a 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM). 
Pré-Enem 

A Sedu disponibiliza para os alunos o Programa Pré-Enem, direcionado, exclusivamente, a estudantes regularmente matriculados na 3ª série do ensino médio, da 4ª série do ensino médio integrado ou da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM) da rede pública estadual.
 
Um dos objetivos é atender aos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual, oportunizando aos jovens o acesso a um nível de escolaridade mais elevado. Além disso, busca fortalecer o atendimento educacional complementar fortalecendo os conteúdos estudados como pré-requisitos para participação nos processos mais importantes inerentes ao ensino médio.
O Pré-Enem contempla as áreas de conhecimento, conforme matrizes do Enem- Linguagens: Língua Portuguesa; Ciências Humanas: História e Filosofia, Geografia e Sociologia; Ciências da Natureza: Física, Química, Biologia e Matemática.

Em 2013, 1.250 vagas contemplaram alunos dos munícipios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – com abrangência também em municípios vizinhos.

12 de fev. de 2014

Integração - Tempo Integral

Alunos do Tempo Integral essa semana passam pelo dia de Integração no Cantinho da Roça, um momento de descanso, adaptação e integração entre alunos e com os professores.





9 de fev. de 2014

Programa Ensino Médio Inovador


PROEMI - Programa Ensino Médio Inovador: O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

PROFESSOR ARTICULADOR/RESPONSÁVEL: Tânia Regina Salezze Gama
PEDAGOGA RESPONSÁVEL: Marcela Rubia Tozato

O projeto é exclusivo para alunos do Ensino Médio.

INSCRIÇÕES: A partir dessa semana estão abertas as inscrições para as atividades do PROEMI, os candidatos às oficinas poderão se inscrever na própria sala de aula quando os professores responsáveis passarem orientando sobre as oficinas. 

O Projeto Mande Bem no ENEM - PRE-ENEM 2014 faz parte desse programa nas atividades de APROFUNDAMENTO e LEITURA E LETRAMENTO mas tem inscrição própria, veja no link:  


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO PROEMI:


PROJETO: "MUCHO GUSTO"aulas de Espanhol com material específico e focado na oralidade.
PROFESSORA: Thayane Rocha Mutz -  formado em Letras Português e Espanhol



PROJETO: "ALÉM DO FÍSICO" - atividades esportivas diversificadas para formação de alunos consciente da necessidade de hábitos saudáveis.
PROFESSOR: Fabiano Merllo - formado em Educação Física



PROJETO DE PRODUÇÃO E FRUIÇÃO DE ARTES: "SENTIR E CRIAR",  "MUSEU DIGITAL" e "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA" - estudo prático de saberes artísticos com o objetivo de apurar o senso estético dos alunos.
PROFESSORA: Ivone Mara Rodrigues Coutinho Zani - formada em Artes Visuais



PROJETO DE PRODUÇÃO E FRUIÇÃO DE ARTES: "GRUPO DE TEATRO" - formação de grupo teatral para estudo das técnicas de teatro e participação em mostras internas e externas.
PROFESSOR: Roberson Domingues Parreiras - formado em Artes Cênicas

PROJETO DE PRODUÇÃO E FRUIÇÃO DE ARTES: "AGÊNCIA JUNIOR" - formação de equipe de trabalho para desenvolvimento de trabalhos com mídias
PROFESSOR: Roberson Domingues Parreiras - formado em Artes Cênicas

PROJETO DE PRODUÇÃO E FRUIÇÃO DE ARTES: "CINEMA PARA TODOS" - formação de equipe de trabalho para estudo da sétima arte, produção de vídeos e documentários e realização de mostras de cinema.
PROFESSOR: Roberson Domingues Parreiras - formado em Artes Cênicas

PROJETO: "ROBÓTICA EDUCACIONAL" - formação de grupo de trabalho com alunos de Ensino Médio para estudo de robótica oportunizando situações variadas de aprendizagem, desenvolvimento de criatividade, organização espacial de maneira lúdica e interativa.
PROFESSOR: Thifany Cerqueira Volponi - formado em Física com formação específica de Robótica pelo NAAHS - Vitória/ES e pela FABRICA MODELIX de São Paulo/SP.




8 de fev. de 2014

Projeto Mande Bem no ENEM 2014

PROJETO MANDE BEM NO ENEM - 2014


OBJETIVO: Oferecer aos alunos do Ensino Médio oportunidade de revisar os principais conteúdos das disciplinas de Ensino Médio preparando-os para o ENEM 2014.

1ª AULA - 18h20min as 19h20min 
2ª AULA - 19h20min as 20h20min 

As turmas só serão formadas com o mínimo de 20 alunos.

O aluno pode escolher a matéria/dia que estudará. Por exemplo, caso o aluno queira fazer Matemática e não Português, basta se inscrever para as aulas de quarta e não para as de segunda. Mas se for da vontade do aluno ele pode se inscrever para todas.


CURSO EM FORMATO INTENSIVO – DURAÇÃO DE SEIS MESES

PRIMEIRO MÓDULO - FEVEREIRO a JUNHO: 17/02 a 04/07
SEGUNDA  
TERÇA      
QUARTA  
QUINTA
PORTUGUÊS
HISTÓRIA
MATEMÁTICA
FÍSICA
REDAÇÃO
ATUALIDADES
MATEMÁTICA
FÍSICA


SEGUNDO MÓDULO - JULHO a NOVEMBRO:  14/07 a 28/11
SEGUNDA  
TERÇA      
QUARTA  
QUINTA
PORTUGUÊS
BIOLOGIA
MATEMÁTICA
QUÍMICA
REDAÇÃO
BIOLOGIA
MATEMÁTICA
QUÍMICA


CRONOGRAMA DO PROJETO:
·         10 a 14/02 Inscrição na secretaria da escola ou pelo link abaixo.
·         14/02 Contratação dos professores.
·         17/02 a 04/07 – Período do primeiro módulo
·         14/07 a 28/11  Período  do segundo módulo

      O projeto atenderá prioritariamente aos alunos da Escola Bartouvino Costa cursando o 3º ano do Ensino Médio, depois o 2º e 1º ano do EM e ainda havendo vagas elas poderão ser preenchidas com alunos de escolas que integram a rede Estadual de Educação.
      
      A inscrição pode ser feita pelo link abaixo:
      CLIQUE AQUI - PROJETO MANDE BEM NO ENEM 2014

dúvidas: escolabartouvino@sedu.es.gov.br | (27) 3264-2047
       



4 de fev. de 2014

Implantação da Metodologia Escola de Debate

A Técnica da SRE-Linhares, Maria Davina Pandolfi marques colaborou com a escola Bartouvino Costa no treinamento para implantação da metodologia da Escola de Debate. A atividade é o primeiro passo para o desenvolvimento das ações da área de Ciências Humanas que tem como objetivo o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno.