30 de nov. de 2013

Ação de Graças 2013

Professores e alunos realizaram uma linda cerimonia de ação de graças nos turno matutino e vespertino em agradecimento as conquistas de 2013.


29 de nov. de 2013

Festa dos Formandos 2013


A Escola realizou uma comemoração para todos os alunos que estão formando este ano para comemorar o final dessa etapa da vida que viveram em nossa escola no Cerimonial Valentina com banda e DJ Pablo Portes.

27 de nov. de 2013

Aluna surda recebe medalha da Olimpíada Brasileira de Robótica

Cristiane Melo, aluna surda da Escola Bartouvino Costa, recebeu esta semana medalha pelo excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Robótica. A atividade foi desenvolvida pelo Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação.

Bartouvino faz abertura dos Jogos na Rede

Alunos do Grupo de Teatro e do grupo de dança The Caqueticos se apresentaram na abertura dos Jogos na Rede 2013 em Guarapari - ES.


Semana de Arte Moderna

A professora de Língua Portuguesa Lilian Regina desenvolveu a Semana de Arte Moderna com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, com o objetivo de aprofundar o estuda da literatura moderna revisitando grandes clássicos da literatura brasileira.



22 de nov. de 2013

21 de nov. de 2013

Consciência Negra - Projeto Pérola negra

O professor Ronner Maciel desenvolveu o projeto Pérola Negra que marca o dia da Consciência Negra no calendário educacional da escola. A data é simbólica para o tema, que também é abordado num conjunto de outras atividades para o estudo da diversidade cultural, étnica e social durante todo o ano letivo.


Além do Projeto Pérola Negra os alunos e professores estiveram envolvidos numa série de atividades ligadas ao tema da Consciência Negra:
- Exposição "Esse Negro Olhar" - alunos da EJA;
- Show "Igualdade Racial é pra valer" - alunos do Ensino Médio Regular Noturno;
- Fórum de promoção da igualdade Racial - professores de Ciências Humanas e Equipe Gestora;
- Sessão comentada de Filmes - professores de Artes;
- Visita guiada a exposição "Esse Negro Olhar" - alunos do Ensino Médio Matutino;
- Oficina: confecção de Caxixi - alunos do projeto Mais Educação;
- Oficina: penteados afrobrasileiros - alunos do Ensino Fundamental;
- Oficina: confecção de berimbau - alunos do Ensino Fundamental e Progressão da Aprendizagem
- Oficina: Toques de atabaque - alunos do Mais Educação
- Sessão de documentário - alunos do Ensino Médio Vespertino

 


Projeto Estágio de Pedagogia - Faculdade Pitágoras

Alunas do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras desenvolveram um estágio diferente na escola Bartouvino Costa. Para a conclusão do curso elas realizaram um projeto de dança com os alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos demonstrando habilidades muito importantes para futuras profissionais da educação.



Atividade do Projeto Progressão da Aprendizagem

As professoras Simone Ferreira e Leila Sizenando desenvolvem com alunos do 5ª e 6ª séries atividades para a progressão da aprendizagem. O projeto atua em parceria com os professores regentes de Língua Portuguesa e Matemática contribuindo para a promoção do aprendizado dos alunos.


Novembro AFRO

A escola Bartouvino Costa parabeniza a Secretaria Municipal de Cultura na pessoa do senhor secretário João Luiz Teixeira pela iniciativa pioneira no desenvolvimento do projeto NOVEMBRO AFRO que oportunizou a vivência  da comunidade linharense com toda a influência africana que permeia a construção de nossa nação, bem como a promoção de um diálogo enriquecedor sobre o processo de discriminação étnica. Agradecemos pelas inúmeras oportunidades dadas aos nossos alunos de poderem discutir, assistir e construir em cima de temas importante para a formação de cidadãos mais conscientes quanto a diversidade social e cultural de nosso país.

19 de nov. de 2013

Projeto Construção da Cidadania

Alunos e professores desenvolveram o projeto de aprendizagem em instituições de amparo social do município chamado "Construção da Cidadania". O projeto propôs que cada turma realizasse uma atividade ao visitar as entidades para troca de experiências de vida.


18 de nov. de 2013

Atletas da Bartouvino Costa participam de Jogos Escolares

Os atletas da Bartouvino Costa iniciaram participação essa semana nos Jogos Escolares e Comunitários de Linhares. O professor Rodrigo Vieira treina as turmas envolvidas na competição.

Aula de Campo em Regência

A professora Joana Lucia Alexandre levou alunos do noturno para uma aula de campo em Regência, onde puderam explorar diversos aspectos estudados na disciplina de Biologia.


Projeto Moda e Cultura

O projeto desenvolvido pela área de Ciência Humanas, Moda e Cultura, mostrou a relação entre Moda e a Cultura de uma época na sociedade brasileira. 


Aluno Bola Cheia

Nosso aluno teve seu talento reconhecido em rede nacional pelo Fantástico no quadro Bola Cheia. O atleta da escola Marcelo Andreatta venceu a escolha com 60% da votação. Veja no link abaixo a entrevista realizada pela TV Norte.


O vídeo enviado ao programa da Globo foi gravado durante o Jogos Interclasse Bartouvino Costa 2013.


11 de nov. de 2013

Encontro da Educação Especial

A Escola Bartouvino Costa, por meio de seus intérpretes, organizou um Encontro da Educação Especial focado na área de surdez com a presença do primeiro surdo a defender tese de mestrado, Ademar Miller. Além da palestra, os professores apresentaram práticas exitosas que desenvolveram em parceria com os intérpretes junto aos alunos surdos.
Participaram ativamente da organização Geovanete Freitas, Marcela Tozato, Ademilson Dias, Alhandra Lanças, Cassio Oliveira, Fabricia Batista, Gislene Santana, Joyce Florencio da Conceição, Renata Sardice, Samara Vieira, Vanessa Castro Reis, Jamile Celino e Welington Fonseca.