30 de jun. de 2013

Projeto Mande Bem no ENEM

O "Projeto Mande Bem no ENEM" começa nesta segunda-feira, dia 01 de julho de 2013 em dois horários, de 12h às 13h (todos os dias) e a noite de 19h às 22h (segunda à quinta).

HORÁRIO 01: 12h as 13h
SEGUNDA - Língua Portuguesa
TERÇA - História
QUARTA - Biologia
QUINTA - Matemática
SEXTA - Química

HORÁRIO 02: 19h as 22h
SEGUNDA: Geografia |  Geografia | Biologia
TERÇA: Química |  História | História
QUARTA: Matemática|  Matemática | Física
QUINTA: Língua Portuguesa |  Língua Portuguesa | Redação

29 de jun. de 2013

Arraiá do Bartô 2013


Passeio Recreativo 7ª série

Alunos da 7ª série fizeram passeio recreativo esta semana para comemorar o bom desempenho do primeiro trimestre.



Fórum da Educação Especial

A Escola Bartouvino Costa sediou mais um Fórum da Educação Especial, um importante encontro de profissionais da educação especial do município de Linhares que trabalham nas redes municipal e estadual.



Aula de Geometria no Laboratório de Matemática

Alunos da 5ª série estão aprendendo geometria na prática com a professora Tolemara Cândido que realiza aulas relacionadas ao conteúdo no Laboratório de Matemática da escola.




Festival de Teatro - Mostra Regional

Grupo de Teatro Bartouvino Costa fez um participação especial no Festival de Teatro - Mostra Regional e devido ao sucesso das apresentações foi convidado a fazer apresentações na Mostra Estadual e no projeto Escola na SEDU.







1º Seminário da Educação Profissional

Os alunos dos cursos técnicos de Marketing e Contabilidade realizaram dois dias de apresentações no 1º Seminário Integrado da Educação Profissional no auditório da escola sob orientação dos professores.




Aplicação de Simulado do ENEM

Para diagnosticar o desempenho dos alunos e traçar novas estratégias para os alunos do 3º ano/PRE-ENEM a escola aplicou o simulado nos moldes do ENEM. 

Orquestra de Violões

Alunos do vespertino fazem aulas de violão com o professor Vitor para o projeto Orquestra de Violões.


28 de jun. de 2013

1º Café Literário Bartouvino Costa

A Escola Bartouvino Costa realizará no dia 04 de julho de 2013 às 8h uma das ações integrates do Plano de Ação de Gestão de Leitura da Escola, o Café Literário, com o objetivo de socializar o acervo da Biblioteca "Prof. Gema Marina Risso Spinasse" com os alunos do Ensino Médio e incentivar a leitura, marcando a nova biblioteca como um espaço de estudo.

25 de jun. de 2013

Seminário dos Cursos de Contabilidade e Marketing

Escola de Linhares realiza I Seminário dos Cursos de Contabilidade e Marketing
25/06/2013 - 16:00
 
Nesta terça (25) e quarta-feira (26), a Escola Estadual Bartouvino Costa, localizada no município de Linhares, realizará o I Seminário Integrado dos Cursos Técnicos de Contabilidade e Marketing. O projeto tem o objetivo de integrar as turmas, desenvolver o conteúdo de uma forma dinâmica e promover uma melhora em habilidades, como a fala e a escrita. A abertura será realizada no auditório da escola, a partir das 19h20. O evento é gratuito e aberto ao público.

A ação é uma iniciativa dos professores dos cursos e conta com a apresentação de trabalhos produzidos pelos próprios alunos sobre 12 temas que envolvem conteúdos aprendidos em sala de aula, entre eles o desenvolvimento sustentável; a qualidade de vida no trabalho; os direitos sociais na constituição cidadã; e a evolução da publicidade na internet: mídias sociais.

Para produzir o seminário, vários tópicos foram selecionados e distribuídos para cada uma das turmas. Depois, os alunos foram divididos em grupos e realizaram pesquisas no laboratório de informática da instituição, além de participar de uma visita à Biblioteca Pública Municipal da cidade. Os conteúdos resultaram em trabalhos escritos que serão apresentados durante o evento.

A pedagoga Luciana Casagrande Aragão, coordenadora da ação, falou sobre a expectativa para este evento. “Nós esperamos que os nossos objetivos sejam alcançados. Durante o desenvolvimento do projeto, nós percebemos como foi o envolvimento dos alunos e acreditamos que os resultados apresentados aqui sejam bons”, disse,


Matéria extraída do portal SEDU > http://www.educacao.es.gov.br/default.asp

24 de jun. de 2013

Grêmio Estudantil Bartouvino Costa

Após muitas reflexões e estudos será criado Grêmio Estudantil Bartouvino Costa, um órgão composto por estudantes de nossa escola com a finalidade de tornar realidade as aspirações da maioria daqueles que estudam na escola Bartouvino Costa, podendo também promover atividades sociais, cientificas e culturais.

Colocamos abaixo um passo a passo para que você fique ligado no andamento da criação do Grêmio e participe ativamente de sua construção.


23 de jun. de 2013

Jogos Teatrais - Grupo de Teatro

Durante as apresentações do teatro do grupo Luz em Cena os alunos do Grupo de Teatro Bartouvino Costa apresentaram algumas atividades dos exercícios teatrais que eles estão desenvolvendo.



Teatro "A Cigarra e a Formiga"

Em atendimento ao Plano de Gestão da Leitura na Escola e ao Plano de Ensino de Artes - Teatro, os alunos assistiram as apresentações do grupo de teatro mateense Luz em Cena, com os atores Baby Bonomo e Nick Dávila. A peça "A Cigarra e a Formiga" foi adaptada para falar sobre a importância da leitura e os alunos tiveram a oportunidade de exercitar a apreciação teatral.





Jogo da Seleção no Telão

Alunos do vespertino puderam assistir o jogo da seleção brasileira contra o México no telão montado no pátio da escola.


Finais do Interclasse do Xadrez

Após as etapas do primeiro trimestre aprendendo e disputando a fase classificatória essa semana foi realizada a fase decisiva do 1º Interclasse de Xadrez. Os vencedores serão premiados na próxima semana.


Passeio recreativo 6ª série

Passeio recreativo com alunos da 6ª série no sítio Cantinho da Roça, com piscina, jogos, brincadeiras e lanche.




22 de jun. de 2013

Motivando a Aprendizagem

A atividade "Motivando a Aprendizagem" é uma ação integrante do Plano de Gestão de Leitura da escola que visa dar significado à aprendizagem. Nessa oportunidade os alunos visitaram a biblioteca municipal para conhecer novos espaços para leitura, estudo e convivência.

12 de jun. de 2013

Passeio Recreativo

Alunos da 5ª série curtiram uma tarde de lazer com professores num lugar muito especial, aproveitando a piscina, campo, lanche e brincadeiras.




Contação de Histórias

Para atendimento ao Plano de Ação de Gestão da Leitura na Escola, incentivando a leitura e apresentando a nova biblioteca da escola os alunos assistiram uma divertida contação de histórias com o tio Allan Maykson.



Jogos Matemáticos

A professora da 5ª série utilizou jogos para introduzir alguns conteúdos de matemática, tornando a aprendizagem mais atrativa.




8 de jun. de 2013

Laboratório de Artes

As professoras Tânia Salezze e Ivone Zani iniciaram oficinas de arte no novo Laboratório de Artes da escola.