30 de set. de 2012

Emocionante apresentação dos alunos surdos

Clique no link abaixo e se emocione com a apresentação dos nossos alunos surdos no Centro Cultural Nice Avanza.

LINK:  apresentação de alunos surdos




Bartouvino selecionada para Feira Estadual

O projeto "Eko Casa: a casa sustentável" desenvolvidos por professores e alunos da Bartouvino Costa foi o único projeto de Ensino Médio de Linhares selecionado para apresentação na 1ª FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA, durante a 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, no período de 17 a 19 de outubro de 2012, na Praça do Papa em Vitória/ES.



Palestra Segurança Pública

Alunos assistem palestra sobre segurança com representantes da Polícia Militar.

Projeto Vida Saudável

Durante a Semana Tecnológica os professores de Educação Física, Jumar Loss e Angela, desenvolveram uma sequência de atividades para promover a conscientização sobre Vida Saudável.


InFORMANDO os Vestibulandos da Bartouvino Costa

A Equipe Pedagógica em parceria com a Faculdade Pitágoras realizou palestra para informar os alunos de 3ºano do Ensino Médio sobre Vestibular e ENEM.

Semana Tecnológica Bartouvino Costa

Alunos realizam Semana de Ciências e Tecnologia com apresentação de trabalhos sobre “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. 





Alunos Visitam Exposição Revolução Genômica

Alunos do 2º ano do Ensino Médio visitaram a exposição realizada pelo Governo do Estado no Palácio Anchieta chamada Revolução Genômica, que apresentou aos alunos uma visão cultural da ciência moderna, na área do genoma. Trata desde os estudos dos genes e de suas funções até campos fundamentais da biologia molecular, genética, seus impactos na ciência e tecnologia modernas e principalmente em nosso cotidiano.


15 de set. de 2012

Alunos do Bartouvino assistem Concerto Internacional

Todos os alunos do vespertino da Escola Bartouvino Costa assistiram a um concerto internacional promovido pelo governo do estado na igreja matriz de Linhares.


13 de set. de 2012

Feira de Ciências Bartouvino Costa

As professoras Jéssica Lenzi, Rita Soprani, Emilia Abreu e Tatiana Stanitz arrebentaram na organização da feira de ciências do Ensino Fundamental. Lindos trabalhos foram apresentados pelos alunos com experimentos que demonstravam os conteúdos aprendidos pelas turmas durante o ano.
distribuição de plantas

construção de células

corpo humano

óvulo gigante

8 de set. de 2012

Equipes Finalistas do Interclasse - Matutino

EQUIPES CLASSIFICADAS PARA AS FINAIS 


1º COLOCADO CHAVE A: 1º M04
2º COLOCADO CHAVE A: 1º M01
1º COLOCADO CHAVE B: 1º M05
1º COLOCADO CHAVE C: 1º M03
1º COLOCADO CHAVE D: 1º M02
2º MELHOR COLOCADO: 3º M03

Resultado dos Confrontos do Interclasse - Matutino



Faltam apenas três jogos para encerrar a fase classificatória dos jogos interclasse - matutino.
1M4 1 X 1 1M1
1M1 5 X 1 2M3
2M4 0 X 2 1M1
2M5 1 X 5 1M5
1M7 2 X 5 3M2
1M4 1 X 0 2M4
2M5 0 X 1 1M6
3M4 1 X 4 1M2
2M4 4 X 3 2M3
3M4 1 X 1 3M3
2M3 1 X 8 1M4
1M2 0 X 0 3M3
3M2 X 1M3
1M6 X 1M5
1M3 X 1M7

6 de set. de 2012

Alunos apresentam peça no audittório da escola

Alunos do 3º ANO apresentaram a peça "O Auto da Barca do Inferno" no auditório da escola para os estudantes do noturno. Os atores estão se preparando para o Festival de Teatro que será apresentado na Semana Cultural. O grupo é orientado pela professora Ivone Zani.


 

3 de set. de 2012

Handebol do Bartouvino é Campeão

Os times de Handebol do Bartouvino Costa, masculino e feminino, treinados pelo Educador Físico Roque Marinato Junior  foram os grandes campeões do 4º Jogos das Escolas Públicas de Linhares - SUB 15. 

As meninas venceram na final o time do Marília de Rezende e os meninos ganharam da equipe do José Modenese. 
Parabéns a todos os atletas vencedores da Bartouvino Costa, ao treinador e a torcida que deu um show.

2 de set. de 2012

Participação Social e Cidadania no Bartouvino

Acadêmicos de Direito desenvolvem projeto sobre voto consciente
Os alunos da Escola Estadual “Bartouvino Costa”, no centro de Linhares, foram os protagonistas do Projeto de Extensão desenvolvido por alunos do 4º período de Direito da Faculdade Pitágoras de Linhares, Elielson Porto da Silva; Yasmine Pereira dos Santos; Stela Pezzin Casagrande e Taís Pereira Santos. Denominado de Participação Social e Cidadania, ele surgiu da ideia de trabalhar o real conceito de política entre os jovens. O projeto está alinhado à disciplina Ética, Política e Sociedade ministrada pelo Professor Vinícius Zocateli que orientou o grupo de acadêmicos.

O público-alvo do projeto foram os alunos que irão votar pela primeira vez. Eles participaram efetivamente das três etapas previstas no cronograma: a aplicação de um questionário, a realização de uma roda de conversa em torno do assunto e, por último,  uma palestra sobre a importância da participação política e do voto de cada cidadão no período eleitoral. É importante frisar que o questionário aplicado aos alunos da escola foi elaborado com a orientação dos professores de Filosofia e Sociologia da FAP, e dos acadêmicos que participaram do projeto. Todas as perguntas tinham relação com conteúdos que já estavam sendo trabalhados em sala de aula.

“Na segunda fase foi perceptível a interação e interesse dos alunos sobre o processo eleitoral da cidade. Todos expuseram o que pensam sobre a eleição de forma concisa e fundamentada”, explicaram os acadêmicos de Direito. O encerramento do projeto contou com a participação do Professor Vinicius Zocateli, que ministrou aos alunos uma palestra em formato de roda de conversa, abordando de forma filosófica temas relacionados à participação política e cidadania. Foram discutidas diversas questões relacionadas aos problemas comunitários diários de Linhares, quando os alunos abordaram suas opiniões e discutiram conjuntamente com o professor e os acadêmicos sobre a importância de se participar das tomadas de decisões políticas envolvendo a região.

“Concluímos esse projeto com a certeza de um grande aprendizado em ter trabalhado com jovens que já possuem admirável senso crítico e consciência política. Isso nos estimula a discutir o tema cada vez mais devido à grande relevância social que o mesmo  instiga. Sem dúvidas, foi uma experiência sensacional”, destacou o professor Vinícius Zocatelli.


“Fico muito feliz e orgulhoso por iniciativas como esta. Nosso alunos preocupados com questões sociais, que os tornam diariamente mais ativos e integrantes da comunidade. O Direito nasce no contexto social, daí o perfil do estudioso das Ciências Jurídicas em ser aquele que tenha vocação pela busca dos direitos e deveres, levando a todos conceitos de cidadania; democracia e política”, parabenizou o coordenador do curso de Direito da FAP, Bernardo Augusto Gomes Rodrigues. 
(por Alexandre Araujo  | Fonte: site da Faculdade Pitágoras Linhares)