27 de mai. de 2012

Participação na Olimpíadas Escolares

Parabéns a todos os nossos atletas pela participação nas Olimpíadas Escolares disputadas no ginásio de esportes de Linhares. 

Arraiá do Bartô - arrume logo seu par

No dia 06 de julho acontecerá na nossa escola o "Arraiá do Bartô", por isso arrume logo seu par para participar dos ensaios.

Reunião com alunos

Reunião com alunos das 5ª e 6ª séries para orientar sobre o período de recuperação e compromisso com as atividades do projeto de recuperação. 

20 de mai. de 2012

20 de maio Dia do Pedagogo

Parabéns às nossas quatro Pedagogas: Claudia Mara Dambroz, Adriana Boone, Marcela Tozato e Luciana Casagrande pelo dia de vocês. Agradecemos o empenho e dedicação para fazer nossa escola cada dia melhor.


13 de mai. de 2012

Feliz Dia das Mães!

Coração de mãe é do tamanho que ninguém pode imaginar. Mas, para homenageá-la, a gente fez um que cabe na sua mão.

11 de mai. de 2012

Projeto do Bartouvino no site da SEDU


Alunos de Linhares viajam para conhecer diversidade cultural do Espírito Santo
11/05/2012 - 10:38
Conhecer os costumes europeus no museu Mello Leitão, localizado em Santa Teresa, e vivenciar por um dia o cotidiano de uma aldeia indígena em Aracruz. Estas experiências foram vivenciadas por alunos da oitava série e do primeiro ano do ensino médio da Escola Bartouvino Costa, localizada em Linhares, por meio do projeto "Espírito Santo - Diversidade Cultural e Ambiental".

Nessas viagens de descobertas, cercadas por paisagens fascinantes, os jovens aventureiros puderam observar no museu toda a parte cultural e a riqueza ambiental do Espírito Santo. “A fauna, a flora das montanhas e as festas artísticas promovidas pela imigração europeia no município de Santa Teresa foram alguns pontos destacados durante a visita”, disse a professora Tatiana Stanisz.

Ainda no museu, os alunos acompanharam a exposição da Evolução Humana, promovida pela Ufes. Ao andarem pela cidade, os estudantes viram as curiosas estruturas das típicas casas coloniais italianas, as ruas estreitas construídas com blocos de paralelepípedo e a praça central. A limpeza do local foi outro item que chamou muito a atenção dos visitantes.

“Diferente dos grandes centros urbanos, foi difícil encontrar lixo espalhado no chão. Acredito que isso irá despertar nos alunos mudanças de hábitos e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em suas comunidades. Desejei sensibilizar os estudantes sobre o mundo que eles querem deixar para seus descendentes”, frisou a professora.

Já na tribo Três Palmeiras, os alunos conversaram com alguns nativos da aldeia. Diante da oportunidade, os estudantes não perderam tempo e procuraram interagir com os índios. “Fomos muito bem recebidos pelo cacique. Durante um breve bate papo, os índios nos revelaram como surgiu a aldeia, mostraram algumas armas, tintas usadas para pintar os seus corpos, como fazem os rituais religiosos e deram pequenas demonstrações do dialeto usado na comunidade, o Guarani. Nesta parte, procurei mostrar como a grande diversidade brasileira é capaz de influenciar na qualidade de vida humana”, lembrou a professora Tatiana.

10 de mai. de 2012

Bartouvino realiza eleição do novo Conselho de Escola

Alunos, pais, professores e comunidade votaram para escolher o novo Conselho de Escola, grupo que contribui para a administração financeira e pedagógica da escola.

Aplicação da VAI - Verificação de Aprendizagem Integrada

Esta semana os alunos da Escola Bartouvino Costa participaram da primeira aplicação da VAI - Verificação de Aprendizagem Integrada que visa preparar o aluno para avaliações externas e ENEM. 

Alunos realizam apresentações antes de avaliação integrada

Para descontrair e permitir aos alunos que pudessem apresentar suas habilidades artísticas foi realizada um atividade livre que antecipava a aplicação da VAI - Verificação de Aprendizagem Integrada. Os estudantes apresentaram música, dança e brincaram num divertido bingo.

9 de mai. de 2012

Bartouvino Costa homenageia mães

O mural desta semana é uma homenagem as nossas profissionais mães, alunas mães e todas as mães.

Confecção de mini camisetas para aprender inglês

A professora Janny Bachiete produziu com os alunos mini camisetas para ajudar no aprendizado de inglês. Os alunos confeccionaram as camisetas com frases diversas para trabalhar a construção de frases e a leitura.

Visita a Feira de Cursos SESI - SENAI

Nossos alunos visitaram evento promovido em conjunto SESI/SENAI para divulgação dos cursos técnicos oferecidos pela instituição. O passeio serviu para estimular nos alunos da Escola Bartouvino Costa o interesse pela escolha de um profissão. 

3 de mai. de 2012

Alunos do 3º Ano do Bartouvino estão no site da SEDU

matéria do site da SEDU - www.sedu.es.gov.br

Estudantes de Linhares entregam brinquedos a crianças com deficiência
03/05/2012 - 10:59
Os estudantes da Escola Estadual Bartouvino Costa, em Linhares, realizaram, na última quarta-feira (25), uma visita ao Lar da Fraternidade, onde estão abrigadas cerca de 40 crianças com deficiência. 

O projeto, intitulado “Responsabilidade Social Bartouvino Costa”, tem o objetivo de estimular valores como respeito, cidadania e amor ao próximo. 

Durante a visita, os estudantes do 3° ano entregaram brinquedos arrecadados pela escola e interagiram com as crianças do lar, cantando músicas e lendo histórias. 




As professoras responsáveis, Fernanda Rocha Valim e Maria da Penha Marastroni, ressaltaram a importância da participação dos jovens em ações sociais. 

“Pretendemos levar o educando a vivenciar situações em que os usos da cidadania e de valores humanos façam diferença na sociedade em que vivemos”, afirmaram.

As professoras contam ainda que esta é a segunda visita realizada às instituições de apoio ao próximo. Os estudantes já participaram de ações em um orfanato. “É preciso cultivar esses valores, pois fazem parte da formação humana e social de cada pessoa”, argumentaram as professoras.

1 de mai. de 2012

01 de maio - Dia do Trabalho

História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.