25 de fev. de 2012

Conscientização contra o Bullying no Bartouvino

O mês de março será de conscientização contra a prática do Bullying.



Bullying é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros.  Bullying pode assumir várias formas e pode incluir diferentes comportamentos, tais como:

•  Violência e  ataques físicos
•  Gozações verbais, apelidos e insultos
•  Ameaças e intimidações
•  Extorsão ou roubo de dinheiro e pertences
•  Exclusão  do grupo de colegas

Bullying é uma afirmação de poder através de agressão.  Suas formas mudam com a idade: bullying  escolar, assédio  sexual, ataques de gangue, violência no namoro, violência conjugal, abuso infantil,  assédio  no local de trabalho e abuso de idosos.
“Bullying não está relacionado a raiva.  Não é  um conflito a ser resolvido, tem a ver com  desprezo – um forte sentimento de desgostar de alguém  considerado como sem valor, inferior ou não merecedor de respeito.  Este desprezo  vem acompanhado por  três aparentes vantagens psicológicas  que permitem que se machuque os  outros sem sentir empatia, compaixão ou vergonha: -um sentimento de poder,  de que se tem  o direito de ferir ou controlar outros;  uma intolerância à diferença;  e uma liberdade de excluir, barrar, isolar e segregar outros”

23 de fev. de 2012

Fotos com alunos na nova escola

Aulas de Produção Textual

A professora de Língua Portuguesa, Leila da Silveira iniciou o ano letivo trabalhando com os alunos do 3º e 2º anos jogos que estimulam a argumentação. A brincadeira faz parte do trabalho das oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Este ano no Bartouvino Costa os alunos têm aula de Produção Textual uma vez por semana, intensificando a escrita por meio de dinâmicas que levam a melhoria da argumentação.

Além do trabalho interno para melhoria do desempenho em Língua Portuguesa os alunos estão sendo preparados para a participação na Olímpiada deste ano.

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC - Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

12 de fev. de 2012

Carta à família

Prezado Responsável,
A Escola Bartouvino Costa inicia o ano letivo convidando-o a participar ativamente dessa jornada de aprendizagem que seu filho vivenciará durante o ano de 2012. Para isso, estamos à disposição para ouvi-los sempre que necessário, mas também gostaríamos que a família nos auxiliasse ajudando o filho a gerenciar os estudos e se preparando para as provas. Em breve cada aluno receberá um informativo com as regras e cronograma de avaliações da escola.
Pedimos também a colaboração da família evitando o atraso na chegada à escola e para segurança do aluno solicitamos que quando houver uma eventualidade e ele sair de casa atrasado envie por ele um bilhete ou ligue para a escola (27) 3264-2047.

O prazo para o aluno comparecer devidamente uniformizado (camisa de uniforme – calça jeans – tênis) é 12 de março, caso ocorra algum imprevisto procure a escola para juntos solucionarmos a questão.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bartouvino Costa
(27) 3264-2047 | bartouvino@gmail.com |bartouvino.blogspot.com

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”
 Albert Einstein

11 de fev. de 2012

Sistema Avaliativo 2012

Para o ano letivo de 2012 teremos algumas mudanças quanto ao sistema de verificação de aprendizagem, por isso estejam atentos a programação de avaliação para poder gerenciar adequadamente seus estudos.

As avaliações estão distribuídas em três sistemas diferentes:
1. PE - Prova Específica - cada área de conhecimento terá uma semana previamente determinada para aplicação de provas - VALOR 10,0 PONTOS

2. ATIVIDADES PRÁTICAS - exercícios práticos e atividades desenvolvidas em sala e pontuadas conforme critérios estabelecidos pelos professores. - VALOR 8,0 PONTOS

3. VAI - Verificação de Aprendizagem Integrada - caderno de provas aplicadas em dois dias englobando todas as disciplinas - VALOR 12,0 PONTOS

CONHEÇA AS TRÊS ÁREAS DE CONHECIMENTO
ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS = LÍNGUA PORTUGUESA, ED. FÍSICA, ARTE, ESPANHOL E INGLÊS.
ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA = MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA.
ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS = HISTÓRIA, GEOGRAFIA, JET, ENS. RELIG., SOCIOLOGIA E FILOSOFIA.

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES - ENSINO REGULAR
AVALIAÇÃO
PERÍODO/DATA
ÁREA DE CONHECIMENTO
PE
26 a 30 de Março
Códigos e Linguagem
PE
09 a 13 de Abril
Ciências Humanas
PE
16 a 20 de Abril
Ciências da Natureza
VAI
08 de Maio
Avaliação Integrada 1º dia
VAI
09 de Maio
Avaliação Integrada 2º dia
PE
16 a 20 de Julho
Ciências Humanas
PE
23 a 27 de Julho
Ciências da Natureza
PE
06 a 10 de agosto
Códigos e Linguagem
VAI
29 de Agosto
Avaliação Integrada 1º dia
VAI
30 de Agosto
Avaliação Integrada 2º dia
PE
26 de Outubro a 01 de Novembro
Ciências Natureza
PE
05 a 09 de Novembro
Códigos e Linguagem
PE
19 a 23 de Novembro
Ciências Humanas
VAI
26 de novembro
Avaliação Integrada 1º dia
VAI
27 de novembro
Avaliação Integrada 2º dia
SEMANA CIENCIAS
Outubro
Semana de Ciência e Tecnologia
SEMANA CULTURAL
Novembro
Semana de Cultura na Escola

10 de fev. de 2012

Educação Física contribuindo para a integração das turmas

Os professores de Educação Física da Escola Bartouvino Costa, Roque, Jumar e Fabiano estão promovendo aulas que contribuem para a integração entre os alunos na primeira semana de aula, bem como promover a inclusão de alunos com necessidades especiais. As atividades fazem parte do plano de ensino da escola para o ano letivo de 2012. Os estudantes se divertem e aprendem muito com as brincadeiras.

9 de fev. de 2012

Novidades na primeira semana de aula


Os alunos conheceram uma nova escola na volta às aulas. A escola Bartouvino Costa passa por uma reforma, mas parte da obra já está pronta e os alunos estão aproveitando as novidades. Novas salas, refeitório, pátio , músicas no recreio, entrada e saída dos turnos.



   Sejam todos bem vindos!